Apostolado da Oração
O Movimento Apostolado da Oração surgiu do desejo dos seminaristas jesuítas orarem e oferecerem sacrifícios pelos padres missionários. No dia da festa de São Francisco Xavier, em 1844, o Pe. Francisco Xavier Gautrelet, animou um grupo de estudantes a orarem e oferecerem sacrifícios para o êxito do trabalho dos missionários.
Fundação
Surge aos 03 de dezembro de 1844, na Cidade de Vals, perto de Le Puy, na França, numa casa de estudos da Companhia de Jesus (Jesuítas).
Objetivo Pastoral
A salvação das almas e a redenção do mundo, através da oração, formação e ação. Promover a oração uns pelos outros em união com a oração do Sagrado Coração de Jesus. Reflexão bíblica e teológica sobre o Sagrado Coração de Jesus. Praticar a caridade até o sacrifício, resistindo ao mal, na prática do bem e na perfeição da vida cristã. Orar, formar e agir. O Papa indica mensalmente uma intenção geral e outra missionária para incentivar esta “alavanca” de orações e sacrifícios. Com a revelação do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, valoriza-se a promoção da devoção das primeiras sextas-feiras do mês em reparação às ofensas ao Sagrado Coração de Jesus.
Atuação Pastoral
Oração e engajamento na comunidade paroquial de acordo com o carisma próprio de cada membro, colaborando de diversas formas, por exemplo:
• na manutenção e ordem dos paramentos litúrgicos;
• na organização, limpeza e zelo pela igreja;
• na visita a enfermos para levar o viático e fazer orações por e com eles; e
• na oração nas casas.
• Implantar o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem, nas Paróquias.
Fonte: 4º Plano Diocesano Missionário e Pastoral