pastoral da
criança
A pastoral da criança foi criada pela Dra. Zilda Arns Neumann em 1983, e em nossa paróquia teve inicio em setembro de 2002.
Esta importante pastoral atende crianças de 0 a 6 anos e gestantes, orienta as mães sobre temas importantes sobre o desenvolvimento infantil como saúde, alimentação e higiene.
Hoje a pastoral se estrutura assim na paróquia:
COORDENADOR
1
LÍDERES
5
APOIOS CAPACITADOS
4 em fase de capacitação
2 líderes em fase de atualização
1 líder capacitado
CRIANÇAS VISITADAS
Aproximadamente 140
No segundo sábado do mês é realizada após a missa das crianças a “Celebração da Vida”, um encontro das famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança.
O objetivo é reunir a todos os envolvidos para celebrar as conquistas de suas crianças e discutir as dificuldades encontradas.
Mostra a solidariedade e a participação de uma comunidade na busca de seus direitos de cidadania, por isso é um dia abençoado por Deus.
É um momento em que as crianças, mães, líderes e demais membros da comunidade participam juntos de brincadeiras, partilha de lanches e bate papos, uma boa oportunidade para a interação e convivência com outras crianças.
No 1º domingo após a missa das 8h é feito a RRA (reunião de revisão e avaliação) com as líderes onde se troca experiências, avalia o trabalho e faz o FABES (relatório enviado pela coordenadora à central em Curitiba).
Se alguém quiser fazer parte desse grupo de voluntários é só procurar a coordenadora paroquial ou qualquer líder na paróquia após as missas dominicais.
Abaixo segue o histórico das coordenadoras desta pastoral:
2005
2017
D. Lidia Maria
Dra. Zilda:
"O que as crianças têm de tão especial? Quando as crianças são bem cuidadas e amadas, desde a concepção, com boa assistência médica durante a gestação e o parto, amamentadas com o leite sagrado de suas mamães; quando elas brincam e as suas famílias e a comunidade dão valor aos brinquedos e brincadeiras; quando todos os dias a família se reúne por alguns momentos, reza e canta com elas; as crianças vão “crescendo em tamanho, sabedoria e graça (Lc. 2,52)”.
Papa Francisco:
“Este é o tempo para novos mensageiros cristãos: mais generosos, mais alegres, mais santos”.
É UM TRABALHO MUITO GRATIFICANTE.
JUNTE-SE A NÓS!
D. Lidia Maria
2002
D. Aparecida Donizete
COORDENADORA
ANO
2007
D. Lucília