top of page
Ordem 2.jpg

ordem

SACRAMENTO DA ORDEM

 

No Antigo Testamento, a tribo de Levi foi escolhida para exercer o sacerdócio; havia muitos sacerdotes e muitos sacrifícios, regidos por minuciosa legislação - Nm 3,11-13; Lv 1,1-27,34.

Jesus Cristo aboliu o sacerdócio levítico e fez-se Ele o único Sacerdote da nova e definitiva Aliança, de acordo com o modelo de Melquisedeque, Rei e Sacerdote. Cristo Sacerdote oferece um único sacrifício, que é o holocausto da sua vontade e de sua vida entregues ao Pai; desta maneira Ele diz um SIM inspirado pelo amor, apagando o NÃO dito pelo primeiro homem (Adão) em desamor ao Pai.

Cristo quer continuar o seu sacerdócio aplicando os frutos da Redenção aos homens, mediante ministros que ELE ESCOLHE. Estes não são sacerdotes ao lado de Jesus Sacerdote, mas são participantes do único sacerdócio de Cristo e oferecem o único sacrifício de Cristo na Cruz como se fossem a mão estendida do Senhor através dos séculos.

Jesus Cristo instituiu os apóstolos para que estes continuassem a pregar a sua doutrina, e fossem sinais de sua presença a todos os demais discípulos. Assim, por meio da imposição das mãos, são instituídos os sucessores dos apóstolos, os quais continuam a mesma obra que Cristo já quando do início da Igreja. Deus quer estar presente na pessoa destes ministros consagrados a Ele, para que, assim como o fez Cristo, o Evangelho continue sendo anunciado aos homens, e todos se façam discípulos Dele pelo Batismo.

a) O sacerdote atua in persona christi

b) tríplice poder:

  • Ensinar - anúncio do Evangelho

  • Santificar - administrar os sacramentos

  • Reger - dirigir as almas para a santidade

 

Os três graus da Ordem:

 

DIACONAL - imposição das mãos apenas o bispo;

 

PRESBITERAL- imposição das mãos do bispo e demais presbíteros (presbýteroi - anciãos) ;

 

EPISCOPAL - (epískopoi - superintendentes, guardas, vigilantes, etc. . . ) pela imposição das mãos de três ou mais bispos . . .

Deus revela através de Jesus Cristo o seu amor para todo o povo. O sacerdote é o ESCOLHIDO para lembrar este povo escolhido do amor do PAI.

Donate
  • Twitter Paróquia São Judas
  • Facebook Paróquia São Judas
  • Instagram Paróquia São Judas
bottom of page