pastoral da criança
Caríssimos coordenadores, colaboradores e membros da PASTORAL DA CRIANÇA
Em primeiro lugar quero louvar e bendizer ao Senhor por nos ter sustentado com saúde e na fé mesmo durante esse período de dificuldades pelo qual todos passamos. Depois, agradeço a cada um pelo empenho e esforço dos membros da PASTORAL DA CRIANÇA em “lançar as redes”.
Assim, expressando minha gratidão, elevo todos ao coração do Senhor com suas necessidades, alegrias e aflições em minhas orações pessoal e comunitária.
Depois, para que nos tornemos “UM SÓ CORPO e UM SÓ ESPÍRITO”, quero propor alguns pontos para reflexão e atitudes no ano de 2022:
-
Organização Pastoral: Retomando a nossa organização pastoral, apresento o Revmo. Pe. Fausto dos Santos Oliveira (Pároco) e o seminarista Guilherme Borges como responsáveis junto a vós pela pastoral e a Sra. Lilian Carvalho como secretária geral junto a vós pela organização pastoral;
-
A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações do mundo a trabalhar em programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças, desde o ventre materno até os seis anos de idade. As atividades acontecem no contexto familiar e comunitário. Trata-se de um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos 6 anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida;
-
Embora saibamos da importância da Pastoral da Criança, em nossos centros urbanos, feliz ou infelizmente, temos diversas outras formas de promoção das mesmas com a Assistência Social Governamental e também das ONGs, o que diminui um tanto a participação e a necessidade das crianças junto a esta importante Pastoral, mas, peço que não desanimem com o trabalho!
-
Como já fora planejado para 2022, ressalto a importância de todos os membros da Pastoral da Criança se dedicar às formações já planejadas em nossa Diocese cujo intuito é capacitar todos diante das realidades do nosso tempo;
-
Peço que possam envolver mais a comunidade paroquial, de modo especial o Movimento dos Vicentinos, o Projeto Geladeira Solidária na Celebração da Vida, sobretudo na participação com um lanche, suco, bolo juntamente com a receita (ingredientes e modo de fazer) para ser distribuído aos participantes e também na divulgação dos trabalhos junto aos avisos após as missas;
-
Por fim, peço que continuem com a dinamicidade de sempre e juntos busquemos saídas para uma nova atuação da Pastoral da Criança em nossa realidade.
Por fim, peço que continuem com a dinamicidade de sempre e juntos busquemos saídas para uma nova atuação da Pastoral da Criança em nossa realidade.
São Paulo, 20 de janeiro de 2022
Memória de São Sebastião, mártir
Pe. Fausto dos Santos Oliveira
Pároco