Batismo
SACRAMENTO DO BATISMO
BATISMO É O PRIMEIRO DOS SACRAMENTOS QUE, JUNTO COM A CONFIRMAÇÃO E A EUCARISTIA, FORMAM OS CHAMADOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ. É O PRIMEIRO DOS SACRAMENTOS PORQUE ABRE O DIÁLOGO AMOROSO DE DEUS COM OS HOMENS.
A INCIATIVA DE AMAR PARTE SEMPRE DE DEUS: ELE AMA POR PRIMEIRO. O BATISMO SE TORNA UM PRESENTE DIVINO QUE O HOMEM RECEBE. É O APELO AMOROSO DE DEUS, DIRIGIDO AO HOMEM NO BATISMO E, DEVE ENCONTRAR ECO NO SER HUMANO: AQUELE QUE É BATIZADO RESPONDE SIM A DEUS, COMPROMETENDO-SE COM O BEM, A VERDADE E A JUSTIÇA.
O BATISMO É A NOVA CRIAÇÃO QUE DEUS PRODUZ EM NÓS. COM ELE NOS TORNAMOS FILHOS DE DEUS (Jo 3,1-5). POR MEIO DELE, NASCEMOS DO ALTO, OU SEJA, RECEBEMOS A FILIAÇÃO DIVINA. GRAÇAS A ELE PODEMOS, NO ESPÍRITO, CHAMAR DEUS DE PAI (Rm 8,15).
NO BATISMO NÓS FOMOS MARCADOS COM O SELO DE DEUS. A PARTIR DAQUELE MOMENTO, PERTENCEMOS SOMENTE A ELE, COMO CRIATURAS NOVAS (2Cor 5,17). PELO BATISMO SELAMOS NOSSO CONTRATO DE AMOR COM AQUELE QUE NOS CRIOU E ENTRAMOS A FAZER PARTE DA NOVA ALIANÇA, REALIZADA NA MORTE-RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
É O SACRAMENTO DA FÉ. “AQUELE QUE CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO” (Mc 16,16).
RESUMINDO. . .
BATISMO É:
-
SER MARCADO PELO ESPÍRITO SANTO;
-
PASSAR PELA ÁGUA PURIFICADORA;
-
O BATIZANDO SE UNE À MORTE E À RESSURREIÇÃO DE CRISTO. MORRE AO PECADO E RENASCE PARA A VIDA NOVA DA GRAÇA, ADQUIRIDA PELA MORTE E RESSURREIÇÃO DO PRÓPRIO JESUS CRISTO;
-
SACRAMENTO QUE CRISTO INSTITUIU, PARA TIRAR-NOS DO PECADO ORIGINAL, DAR-NOS A AMIZADE DE DEUS (GRAÇA SANTIFICANTE), FAZENDO-NOS FILHOS DELE E DA IGREJA;
-
UM NOVO NASCIMENTO: COMEÇO DE UMA NOVA VIDA – A VIDA DE FILHOS DE DEUS;
-
UM ENCONTRO COM CRISTO: PARA SEGUI-LO E VIVER COMO ELE VIVEU;
-
UMA ENTRADA NA IGREJA: COMUNIDADE DE FÉ, DE CULTO E DE AMOR;
-
UMA ALIANÇA DE DEUS COM OS HOMENS.