Alcoólicos Anônimos
Caríssimos coordenadores, colaboradores e membros da ASSOCIAÇÃO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS,
Em primeiro lugar quero louvar e bendizer ao Senhor por nos ter sustentado com saúde e na fé mesmo durante esse período de dificuldades pelo qual todos passamos. Depois, agradeço a cada um pelo empenho e esforço dos membros da ASSOCIAÇÃO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS em “lançar as redes”.
Assim, expressando minha gratidão, elevo todos ao coração do Senhor com suas necessidades, alegrias e aflições em minhas orações pessoal e comunitária.
Depois, para que nos tornemos “UM SÓ CORPO e UM SÓ ESPÍRITO”, quero propor alguns pontos para reflexão e atitudes para o ano pastoral de 2022:
-
Organização Pastoral: Retomando a nossa organização pastoral, apresento o Revmo. Pe. Fausto dos Santos Oliveira (Pároco) e o seminarista Guilherme Borges como responsáveis junto a vós pela associação alcoólicos anônimos e a Sra. Lilian Carvalho como secretária geral junto a vós pela organização da associação;
-
A.A. pode ser descrito como um método de tratamento do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes sobre sofrimento e recuperação do alcoolismo;
-
Eis os passos que demos, e que são sugeridos como programa de recuperação:
-
Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
-
Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
-
Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
-
Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
-
Admitimos, perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
-
Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
-
Humildemente, rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
-
Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e dispusemo-nos a reparar todos os danos causados.
-
Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
-
Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente
-
Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar esta vontade.
-
Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades
-
-
Da Utilização do Espaço Paroquial: Quero salientar que os grupos estão utilizando espaços distintos, embora no mesmo dia e horário da semana em nossos espaços paroquiais. Portanto, peço a todos grande entendimento e diálogo de todos em qualquer necessidade, situação e circunstância que se fizer necessária;
-
Da Participação no Conselho Paroquial Missionário e Pastoral: Solicito que se façam presentes, como na programação de nossa agenda paroquial, em todos os CPMPs para partilhar e comunhão.
Na busca de, mesmo diante da nossa insuficiência, lançar as redes, agradeço a participação e colaboração de todos os membros dos setores de nossa amada Paróquia.
São Paulo, 20 de janeiro de 2022
Memória de São Sebastião, mártir
Pe. Fausto dos Santos Oliveira
Pároco